gestao
julho 4, 2024
A palavra Quiropraxia vem do grego “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), o que traduz a idéia de “praticar com as mãos”, em que as mãos tem grade poder de cura, a parti fluxo enérgico que passa do terapeuta para o paciente, que por sua vez esta interação energetica “QI” é essencial para cura.
Essa técnica surgiu em 1895, nos Estados Unidos, a partir de Daniel David Palmer, um médico canadense entusiasta da medicina alternativa em que afirmava que a Quiropraxia é uma ciência que busca as cura sem uso de medicamentos químicos.
É uma técnica que busca interpretar tanto na anamnese palpatória assertiva, quanto o diagnóstico, de exames radiológicos e ressonância magnética da medicina atual, no tratamento e prevenção de distúrbios mecânicos do sistema musculoesquelético, especialmente da coluna vertebral.
A quiropraxia se concentra na integridade da coluna e dos tecidos circundantes como meio de melhorar a função física articular, vertebral e neuromuscular em que trata-se as seguintes patologias:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quiropraxia é uma profissão na área da saúde lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sistema neuro-musculo-esquelético, e os efeitos destes distúrbios na saúde geral.
O principal método de tratamento em quiropraxia é a manipulação ou ajuste da coluna, por meio de manobras técnicas, onde os quiropráticos usam as mãos ou instrumentos para aplicar uma força controlada a uma articulação da coluna, restaurando ou corrigindo sua amplitude de movimento habitual. Este procedimento visa melhorar a funcionalidade física, reduzir a irritabilidade nervosa e articular, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a flexibilidade e ampliando mobilidade das articulações.
A quiropraxia está em ascensão, como evidenciado pelo crescente número de profissionais e programas educacionais disponíveis. Em 1990, havia apenas três brasileiros praticando quiropraxia, mas em 1992 foi formada a Associação Brasileira de Quiropraxia, com Dr. Sira Borges como sua primeira presidente. O estado da quiropraxia no Brasil foi comparado ao estado da quiropraxia nos EUA 30 anos atrás, indicando um potencial significativo para o crescimento e desenvolvimento contínuo da prática no país.
O Brasil está em uma fase de crescimento e expansão. Os esforços contínuos para a regulamentação, educação e promoção da quiropraxia em que são essenciais para garantir que a profissão continue a prosperar e a servir a população de todas as modalidades, como crianças, jovens, atletas, pessoas com morbidades e reabilitação pós traumas.
No mundo todo, atletas recebem atendimento quiroprático quando em treinamento ou durante as competições. A procura pelo serviço de quiropraxia se dá pelos objetivos do tratamento que incluem a melhora no rendimento e no desempenho do atleta, além de tratar problemas já existentes. Muitas equipes já incluem a quiropraxia como parte integral do seu tratamento de saúde.
A formação em quiropraxia no Brasil é um processo rigoroso que visa preparar os profissionais para fornecer cuidados de alta qualidade aos pacientes. Universidade Feevale no Rio Grande do Sul, Instituto Malvino Terapias em São Paulo, Fametro em Manaus, Unigama no Rio de Janeiro e outros. Universidade Feevale no Rio Grande do Sul iniciaram no ano 2000, graduando suas primeiras turmas em 2005, e desde então receberam o reconhecimento completa pelo Ministério da Educação do governo brasileiro.
REFERÊNCIAS
Gama, Carlos Eduardo, Giovanna Barros Gonçalves, and Ramon Fontes David. “Efeito da quiropraxia sobre a dor e mobilidade de pacientes com espondiloartrose cervical.” Brazilian Journal of Health Review3 (2019): 1773-1787.
Ernst E. Chiropractic: a critical evaluation. J Pain Symptom Manage. 2008 May;35(5):544-62. doi: 10.1016/j.jpainsymman.2007.07.004. Epub 2008 Feb 14. PMID: 18280103.
https://www.clinicadequiropraxia.com.br/index.php/a-quiropraxia/a-historia-da-quiropraxia-no-brasil#:~:text=No%20dia%206%20de%20novembro,se%20tornou%20a%20primeira%20presidente.
https://www.quiropraxiabrasilia.com.br/?page_id=505#:~:text=No%20mundo%20todo%2C%20atletas%20recebem,de%20tratar%20problemas%20j%C3%A1%20existentes.
Criado por Agência Criattiva